Header Ads Widget

Responsive Advertisement

#ExP: Peguei um Uber pela primeira vez e vale muito a pena


A briga Uber vs Táxi é amplamente discutida pela mídia no Brasil e no mundo. O fato é que a concorrência agora aumentou e veio com um peso gigante pra cima dos taxistas. Eu andei de Uber pela primeira vez, e vou contar um pouco pra vocês como foi a minha experiência.

Pedindo o uber


O processo pra pedir um uber é um dos mais simples que existem. Após se cadastrar, você verá um mapa com a sua posição exata. Defina este como o ponto de partida. Em seguida, estime o preço até uma localização, daí, você verá mais ou menos o valor que deverá ser cobrado por aquela corrida. Logo depois, é só clicar em "solicitar uberX" e pronto, o seu motorista particular já está a caminho.

O processo foi bem simples e o tempo indicado no aplicativo é realmente o tempo que o motorista leva pra chegar até você. Você pode acompanhar a chegada dele pelo GPS, ou deixar que o seu celular lhe informe, através de uma notificação, que o carro já chegou.

Ao entrar no carro, o motorista ativa a viagem através do aplicativo dele, que é um outro app chamado Uber Driver, feito especialmente pra quem dirige. Assim, tanto o motorista quando o cliente podem acompanhar o trajeto através do GPS. O preço é calculado pela quantidade de tempo que você passa dentro do carro + a quantidade de quilômetros, além de um preço base que geralmente custa em torno de R$2,00. Isso significa que sua viagem pode custar um pouco mais caro se você ficar preso num engarrafamento, por exemplo.

O carro


Pra falar um pouco sobre o carro, primeiro eu tenho de falar que a Uber percebeu que nos mercados emergentes a sua iniciativa poderia não se expandir tanto, com isso, em vez de somente carros de luxo de cor preta poderem participar, agora exitem novas categorias. Se você tem um carro popular, não precisa mais ser sedã ou preto. O que o seu carro precisa é apenas ter quatro portas e ar-condicionado. Essa categoria é chamada de uberX. Já os carros de níveis mais elevados ainda estão em trabalho, e agora eles se chamam uberPOOL. Como na minha cidade o Uber ainda é recente, por aqui o que mais tem é uberX.

O carro que eu peguei pela primeira vez foi um Fiesta Sedã de cor azul (sim, azul). Ao entrar no carro, a primeira impressão é a que fica. A limpeza era impecável. Os bancos de couro davam uma ótima sensação junto com o ar-condicionado que, apesar do dia nublado, nos proporcionou um clima agradável dentro do carro. O motorista muito gentil e educado, nos ofereceu doces que estavam disponíveis no console central do carro. O que mais me impressionou foi o clima agradável que estava lá dentro, e a limpeza do carro colaborou muito pra isso.

Cuidado com o preço dinâmico


O preço dinâmico é meio que uma forma de aumentar a quantidade de motoristas ao seu redor. Como? Um exemplo: quando no seu bairro tem 3 motoristas disponíveis e 10 pessoas querendo uber, eles aumentam o preço temporariamente na sua região. Assim, mais motoristas são atraídos pra lá. Com isso, as pessoas podem esperar um pouco pro preço baixar, ou utilizar outros meios de transporte. E quem precisar da corrida com mais urgência, pagará o preço mais caro pra ter a corrida na hora. Uma coisa meio louca mas que até dá certo.

Sua primeira viagem é grátis


Além de toda comodidade que o uber trás, ele ainda te oferece uma viagem grátis, no valor de até R$20,00. Isso dá em média uns 10 quilômetros, mas com trânsito bom. Eu usei esse desconto na minha primeira viagem e fiquei meio chocado por ter desfrutado de um serviço de ótima qualidade sem pagar nada. Pra isso, eu utilizei um código que a minha irmã tinha me enviado, aplicando ele ganhei o desconto.

Caso você queira ganhar desconto, basta inserir o código abaixo no seu aplicativo e você ganhará a primeira viagem de até R$20,00 gratuitamente.

7e8cvykmue

Lembrando que usando esse código, você ganha R$20,00 de desconto. Dependendo da distância, você anda de graça. Você pode usar esse valor para experimentar o Uber, ou usar quando estiver perdido em algum lugar, saindo da balada e não tiver mais ônibus e etc.

Uber vs Táxi


Eu vejo o Uber como um concorrente de peso aos táxis. Há quem diga que prefere o táxi pela segurança. Mas o Uber ganha em tudo: qualidade de serviço e preço. No táxi dificilmente você tem ar-condicionado, motorista bem educado, doces, água entre outras coisas a sua disposição. Sem falar que a limpeza de muitos táxis por ai não é nada legal. Eu digo isso por experiência própria.


 Agora, quando se fala em preço, é ai que o Uber dá o xeque-mate. O valor chega a ser até 70% menor que os dos táxis, na maioria das vezes não fica por menos de 50%. A minha mãe as vezes pedia táxi pra levar as compras do supermercado quando meu padrasto não podia ir buscar, o cara cobrava R$12,00 pra andar 3 ruas. No Uber, do supermercado até outro bairro um pouco mais distante custaria algo entre R$6 e R$9,00. Não há mais o que falar, né?


#ExP: essa é uma série nova aqui no blog. A partir de agora, toda vez que eu passar por alguma experiência e quiser contar pra vocês eu usei essa espécie de "quadro" pra falar de uma maneira melhor. Além de separar todos os posts sobre o ExP num marcador exclusivo para as minhas experiências. 

Postar um comentário

0 Comentários