Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Pensando em começar um canal no YouTube? Saiba um pouco sobre


Ao contrário do que muitos pensam, manter um canal no YouTube não é tão fácil quanto parece. Não é somente gravar um vídeo e postar. Nós, produtores de conteúdo, sabemos o quão difícil é a tarefa de sempre trazer atualizações.

As etapas de produção são muitas, e o trabalho não é nada fácil. É preciso primeiro ter uma ideia, desenvolvê-la e assim pegar a sua câmera e começar a gravar. Pensa que acabou? Ainda vem a parte da edição, que é a mais complicada. Depois ainda temos de contar com a internet lenta nossa de cada dia, que demora até uma hora pra upar um vídeo pro canal.

A ideia

Olhando o roteiro acima pode até parecer fácil ainda. Mas não se engane. Ter uma ideia é uma das etapas mais complicadas, porque não pode ser qualquer coisa. O assunto que você vai falar no vídeo é de suma importância, já que os seus viewers vão acompanhar e dar a sua mais sincera opinião dizendo se gostou ou não. Tem de ser algo que eles com certeza vão gostar, ou que tenha mais a ver com seu público. Você não pode ser um canal de tecnologia e de repente falar sobre maquiagem em um vídeo, por exemplo. Por isso é importante ter foco.

Gravação

Gravar também não é tão fácil assim. Dependendo do equipamento, você pode ter imagens de qualidade boa, mediana ou até ruim. O importante é gravar. Ficar de frente pra uma câmera pode ser assustador de início para muitas pessoas, mas não é um bicho de sete cabeças. Caso esteja começando agora, se você não for uma pessoa extrovertida, é normal que você fique meio tímido ou paradão no seu primeiro vídeo. Mas isso não é motivo pra desistir, já que com o passar do tempo você vai desenvolvendo sua fala, e melhorando a sua "presença de palco".

Edição

Essa é um etapa que exige um pouco de conhecimento técnico, para pelo menos fazer cortes de partes desnecessárias do vídeo. Caso seja um pouco mais experiente, pode até aplicar efeitos especiais em suas apresentações. Mas só o fato de cortar a encheção de linguiça, já é suficiente.

Upload

Por fim, depois que o vídeo estiver pronto, ai é só postar ele no YouTube. Mas não é simplesmente enviar o vídeo, que já é complicado por demorar um bom tempo com a nossa linda internet brasileira (exceto pra pessoas ricas, que tem internet razoável).

Você precisará fazer uma boa descrição para o seu vídeo. Geralmente, conta-se um pouco sobre o que se passa no vídeo, e também serve para divulgar links falados, redes sociais, promoções e afins. É preciso um bom título para o seu vídeo, e que condiz totalmente com o que foi falado. Após feitas todas as atribuições textuais, é só postar e esperar os comentários, likes e deslikes e etc.

Mesmo o processo de manter um canal sendo complicado assim, pretendo começar a postar vídeos no meu canal, H3ROI. De início sei que ficarei tímido, meio paradão nos vídeos como falei. Até que depois de um tempo já vou falar melhor em frente a câmera, chegando a ficar completamente a vontade. O importante, no caso do YouTube, é não desistir. Se você começar com seu canal e ter poucas visualizações, isso deve servir de impulso pra você continuar. Não é fácil fazer um vídeo viralizar e o canal dar um boom de crescimento. Temos de ir conquistando público de pouco a pouco. Há canais que demoraram 5 anos para conseguir sucesso absoluto, então, contente-se que não será da noite pro dia que o seu terá milhões de inscritos.

Postar um comentário

1 Comentários