Header Ads Widget

Responsive Advertisement

#VemPraPia: conheça um dos melhores lugares pra camping da Grande Vitória

Eu sou uma pessoa superurbana, gosto muito de grandes cidades, prédios altos, praças e etc. Mas isso não impede em nada de eu gostar também do interior. Mas, uma floresta, isso desperta o meu interesse!

No começo de 2015, uma superamiga minha veio com uma ideia de chamar a gente pra acampar. Até então nunca tinha acampado, então aceitei o convite e a experiência foi ótima. Passamos o feriado de carnaval praticamente todo lá e não queríamos voltar pra casa em nenhum momento. O lugar, além de ser muito bonito, é supercativante.

MAS, É LEGAL MESMO?

Sim, o lugar é muito bom pra acampar, passar um tempo longe da cidade, longe de tudo e de todos. É no meio da floresta mesmo e, cá para nós, tem coisa melhor do que dormir ouvindo barulho de cachoeira?

A água utilizada tanto pra comida quando pra beber mesmo vem do rio, que fica bem pertinho do acampamento e a água é filtrada pelas muitas pedras que tem lá. Uma dica importante, caso queira estar mais seguro ao beber a água, é fervê-la antes do consumo. Ai você pode se perguntar "tá, mas lá não tem geladeira pra ela ficar gelada...", é, de fato não tem. A solução é a seguinte: coloque a água dentro de uma garrafa, feche-a bem e amarre com uma corda fina. Depois, é só amarrar a outra ponta da corda numa árvore e deixar a garrafa boiando no rio. Assim, a água gelada do rio fará a água quente esfriar rapidamente.

Para a fogueira, recomendamos buscar lenha durante o dia, tanto pra fazer o almoço, como pra fazer café durante alguns momentos do dia e o mais importante, que é a fogueira durante a noite. Tanto para iluminação, quanto para aquecer e preparar os alimentos. A nossa dieta é a base de miojo. A gente sempre inventa algo, como misturar sardinha, salsicha enlatada ou qualquer outra coisa que combine. Também preparamos arroz e macarrão. A variedade de comida vai da sua imaginação.

É importante também levar biscoitos, pães de forma e outros "laches", para momentos de fome entre o almoço e o jantar.

COMO CHEGAR?

Recomendando expressamente a ir de ônibus, já que de carro você terá de pagar uma taxa para deixá-lo estacionado seguramente em uma casa próxima. Ou, se preferir, pode deixar o carro a deriva correndo risco de algum animal danificá-lo. Apesar de o ônibus parar um pouco longe, é divertido ir até a montanha a pé. Você pode pegar qualquer ônibus que vá para o Terminal de Campo Grande. Se sair de Carapina, recomendando o 540 por ser mais rápido. Já em Campo Grande, a linha é a 903 "Piapitangui". É só pedir o cobrador para descer no ponto do sítio do Pavê e Comê, ou piscina do Zé Maria. Ele vai te deixar no mesmo lugar. Você vai descer em frente uma estrada. É só seguir por ela, até chegar numa igreja. No caminho, você verá o Túnel da Alegria, a piscina do Zé Maria e outras coisas. Após chegar na igreja, você verá a montanha que dá acesso à cachoeira.

A subida é uma parte bem difícil. Afinal, não é nada fácil subir uma montanha. É bom ir preparado com bastante água, porque cansa bastante. Mas, a parte mais complicada é a descida. Quem for descer tem de ter um certo jogo de cintura. É bom guardar os chinelos, porque a descida é bem escorregadia e ingrime. Mas, para ajudar, têm várias raízes e galhos de árvores. Depois de todo o sufoco, a recompensa chega ao se deparar com o rio e uma das cachoeiras do local. Vale a pena todo o esforço.

O QUE LEVAR?

Essa é uma lista do que RECOMENDAMOS levar pra ter uma experiência legal de camping. Um item básico que não deve faltar na sua mochila é um repelente. Dependendo da época do ano, você pode sofrer muito com as várias picadas de mosquitos. O repelente vai te ajudar e muito, pode ter certeza.

Pra comer, você pode levar biscoitos recheados e batatas fritas ou qualquer outro tipo de salgadinho (chips). Caso você queira cozinhar de modo fácil, os CupNoodles ajudam bastante. Mas, caso queira fazer um "almoço" em família, misturar miojo com alguns ingredientes como sardinha, salsicha enlatada pode ser uma ótima pedida. Neste caso, você pode fazer o miojo puro mesmo ou com ingredientes que você mais gosta.

Pra beber, recomendamos levar sucos concentrados, para misturar com água. Além disso, é bom ter recipientes, como garrafinhas, para pegar água no rio e beber durante a noite. Pra fazer o café, leve um caneco e, obviamente, o pó.

Também é bom levar açúcar, sal, talheres, lanternas (indispensável), sabonete (sim, você tomará banho no rio haha), papel higiênico (sei lá né), isqueiro ou caixa de fósforo para acender a fogueira, facão para obter lenha, lona para proteger a barraca em dias de chuva, ou até mesmo para forrar no chão e fazer um "piso" para uma reunião.

Ficou alguma dúvida? Esquecemos de algo? Comente aqui com sua opinião. Abaixo você fica com uma galeria de fotos do local e dos últimos acampamentos. Temos um grupo e vai sempre em Piapitangui. Inclusive, farei vídeos do local, como chegar explicando tudo certinho. Aproveite e se inscreva no meu canal.

-galeria em construção-

Postar um comentário

0 Comentários