Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Como consumir cultura no Brasil se eu sou adolescente?

Foto: Mickey Mouse/Disney
Eu tava pensando comigo, e descobri que a rotina cultural de um adolescente de 17 é um pouco muito limitada. As opções para entretenimento são pouquíssimas. Não só do entretenimento, mas também de estudos numa forma geral. Ter 17 anos, muitas vezes pode significar ter uma rotina cultural com pouquíssimas coisas pra fazer. Tá certo que, temos que estudar também, mas consumir cultura é fundamental para o desenvolvimento intelectual.


QUE ROTINA É ESSA?


Você que tem 18 anos ou menos, me diga quais foram os três últimos lugares que você foi para se divertir? Se repetiu o mesmo, também vale.
As opções mais comuns são: shopping, cinema, lanchonete, cinema, shopping e em algumas poucas vezes, em cidades que tem, parques botânicos ou praia. E teatro? Biblioteca municipal? Livraria? Show, eventos realizados pelo governo ou por outras pessoas que promovam a cultura? Não né.

Um adolescente de cidade grande tem opções limitadas que se resume a estudar a semana inteira e no fim de semana dar uma volta no shopping e pegar um cineminha de vez em quando. Para os que namoram, cinema todo fds. As consequências disso podem ser ruins. Porque enquanto estão estudando a semana toda estão sentados, sem praticar esporte algum. No fim de semana, comem em fast-foods comidas geralmente gordurosas que aumentam riscos de doenças e reduzem a expectativa de vida. Quando você olha ao seu redor, percebe que tudo que eu falei aqui na maior parte é verdade.

MAS E OS EVENTOS DA IGREJA?


Os eventos promovidos por igrejas direcionados a jovens e adolescente são ótimas opções para os mesmos. Mas não chegam a ser algo tão especial. Por exemplo, a música tocada nesses ambientes podem não ser do gosto de muitos. As melodias são pouco agitadas, e só servem pra quem tem um laço firme (quando eu digo firme é a pessoa que vai pra igreja porque gosta, não pra dizer que vai) com a igreja. Imagina se uma pessoa que gosta de rock e vive plugada no smartphone iria gostar de fazer umas dancinhas fracas e cantar uma musiquinha que mais parece ter saído de um DVD da Galinha Pintadinha?

Não estou criticando esses eventos, isso foi só pra mostrar que eles não atendem a todos os públicos como deveriam. Querer forçar as pessoas a seguir um tipo de cultura não é o melhor jeito de distribuir cultura.

MAS ENTÃO, O QUE FAZER?


O ideal seria mais interação entre governo e adolescente. Também que os brasileiros queiram realizar eventos, e promover a sua própria cultura. Se você é um rockeiro, ótimo! Promova um evento legal, um meeting, uma reunião (mais conhecidas como encontro) temática do seu artista favorito por exemplo. Existem vários espaços públicos que a prefeitura pode autorizar o uso pra isso. Você gosta de pop? Por que não promover um evento sobre artistas, um desfile, um mini show com covers da região e etc. Tenho certeza que eventos assim deixariam a cidade muito mais interessante.

Casas noturnas, festas cheias de bebidas e com DJs... Isso é ótimo. Mas é coisa pra uma vez no mês no máximo. Afinal, indo a um evento do seu artista, você pode aprender e ensinar muita coisa sobre ele. O que você aprende numa festa rave?

OK, MAS FALTA $$ PARA PROMOVER O EVENTO...


Exatamente. Promover um evento não é nada fácil. Essa verba, para realização dos mesmos, seria a participação do governo, ou até do grupo que promoveu. Mas, nem sempre precisa ser algo exorbitante. Num meeting por exemplo, você só precisaria de pessoas. A incrementação fica a parte dos promotores. Não é difícil promover cultura, fazer cultura. Isso traria muito mais opções para os adolescentes da cidade, e também pra várias outras pessoas que quisessem aproveitar.

A prefeitura de Vitória, ES, vem realizando a semana da juventude. Com eventos bem interessantes como: campeonato de skate, um mini tour pela baía da capital, além de outros eventos esportivos e shows. Olha que maravilha. Agora, só falta a presença dos jovens para prestigiar os mesmos. Eu mesmo, vou estar lá para ver e registar um pouco. Quando aparece algo assim realizado pela prefeitura, o máximo que temos de fazer é aproveitar, mas sempre com muita responsabilidade.

Postar um comentário

0 Comentários